segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Repórteres Sem Fronteiras condena censura ao Estadão

A Organização Repórteres Sem Fronteiras (RSF) ccondenou a decisão do desembargador Dácio Vieira, do Tribunal de Justiça de São Paulo, que proibiu o diário O Estado de São Paulo de publicar informação relacionada com uma investigação judicial envolvendo o empresário Fernando Sarney, filho do presidente do Senado, José Sarney.

Fernando é acusado entre outros crimes de formação de quadrilha, gestão de instituição financeira irregular e lavagem de dinheiro. De acordo com a decisão em segunda instância da justiça, o diário deverá pagar uma multa de R$150 mil a cada notícia publicada.

"Quanto à decisão da justiça que proíbe O Estado de São Paulo de publicar notícias sobre Fernando Sarney, constitui um ato de censura que lesa a liberdade de expressão. O fato que um familiar de um político eleito consiga que seu nome não seja citado impede a imprensa de o mencionar como personalidade pública. Se trata de um abuso de poder, que esperamos que seja corrigido pela decisão em recurso”, declarou Repórteres sem Fronteiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário