domingo, 29 de novembro de 2009

Mensalão candango, onde futebol e política tem algo a ver

Quem achou que o xadrez político rumo a 2010 estava definido foi surpreendido pelos recentes acontecimentos. Algo que se compare a aquele são-paulino que acreditava levar o título do Brasileirão por antecipação.


O abatimento do governador Arruda em pleno vôo zera o jogo. Muda tudo.


Foi a tal caixinha de surpresas que deixou, por aqui, a torcida embasbacada. Dinheiro na sacola, no bolso do paletó e até nas meias. Os candangos custaram a acreditar naquela história que viram na TV, repetiria Renato Russo.


Para sorte nossa, futebol e política são diferentes em alguns momentos. Numa partida, somente o árbitro expulsa o antidesportista enquanto que, numa eleição, vários são os juízes capazes de tirar do jogo o corrupto. Basta usar o cartão vermelho, ou melhor, o voto.


Vou além: o time do GDF e da Câmara Legislativa flagrado em cenas deploráveis de corrupção merecem também o rebaixamento.

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Outros lugares

A partir desta semana, este blog publicará dicas de lugares (restaurantes, praia, vilas) que valem a pena serem visitados. Somente serão dadas sugestões de ambientes visitados por este blogueiro.

É uma contribuição para aqueles que estão se planejando para o período de férias (sejam elas no Brasil ou no exterior) que começa em algumas semanas.

Comecemos pela América do Sul.

Próximo a Buenos Aires existe um lugarzinho muito bacana: Chama-se Colônia Del Sacramento, mas faz parte do território uruguaio. É uma antiga vila de pescadores onde é possível apreciar boa comida e vinhos. A grande dica é alugar uma scooter (aquelas motos de menos de 100 cc. E por lá não se exige carteira de habilitação) para dar um completa volta na cidade que fica às margens do Rio La Plata.

Para ir a Colônia Del Sacramento toma-se um barco, ou melhor, um navio no porto de Buenos Aires. A empresa que faz o trajeto é a Buquebus. São três horas de travessia.

Buen Viaje!

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Longe de Copenhague e despreocupado com o verde

Sabem qual a diferença do joão-de-barro para o governador Arruda? É que o primeiro constrói na árvore e o segundo tira a árvore para construir.

Visitem os canteiros laterais e centrais das vias: EPNB, EPTG, EPIA e EPGU e confiram.

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Acordo sobre clima vai pro brejo

Água tem. Verde tem. Fauna, também (principalmente de anfíbios). Assim é um brejo que foi didaticamente definido pelo Houaiss como sendo um "terreno alagadiço, lodoso, pântano".

Mas a expressão é utilizada negativamente quando algo dá errado. "A vaca foi pro brejo!, usa-se quando a criação se perde do restante do rebanho e atola naquele fatídico terreno.

Parece que este é o melhor cenário para mostrar para onde estão nos empurrando os senhores responsáveis pelo futuro ou derrocada do planeta. É que a partir das intenções dos EUA, os países reunidos no fim-de-semana, no fórum Ásia-Pacífico, resolveram adiar o debate sobre metas de redução de gases causadores do efeito estufa.

Com a medida, a Conferência de Copenhague do Clima, em dezembro, perderá a oportunidade de tratar de um assunto da mais alta complexidade e gravidade.

Analisada a capacidade dos líderes mundiais em protelar a tomada de decisões eficazes para reduzir os efeitos nocivos daquilo que eles mesmos criaram, a humanidade caminha para ocupar um ambiente de grandes instabilidades futuras. Situações que não pouparão sequer nossas vacas que poderão não mais ter um simples brejo para se atolarem.

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Depois do apagão Record e Globo entram em curto

Duas repórteres discutiram ao vivo (uma da Globo e outra da Record) na tentativa de entrevistar um representante do ministério de Minas e Energia sobre o blecaute ocorrido na terça-feira.

Houve até um empurrãozinho depois que a jornalista da Record insistiu em falar com a autoridade que se preparava para entrar num link da concorrente.

Veja aqui o vídeo

A Bela e a Fera

Li no notíciário que a Playboy estuda Alinne Moraes e Geisy Arruda (a moça do microvestido da Uniban) para a capa da revista numa destas próximas edições. Não sei se a ideia vinga, mas o título desta eventual edição é possível adiantar: A Bela e a Fera.

Dilma lamparina

É de se discordar da afirmação da oposição que andou dizendo que, ao apontar Dilma para disputar o Planalto, Lula teria a árdua tarefa de tentar eleger um poste, já que a petista não goza de nenhuma habilidade política.

Depois do apagão de ontem (10) ela tá mais para lamparina do que para qualquer outro dispositivo que necessite de energia elétrica.

terça-feira, 10 de novembro de 2009

UFAC - uma universidade a serviço do PT

Atenção, colegas da imprensa do Acre segue uma interessante sugestão de pauta sobre o expressivo espaço concedido pela Universidade Federal (UFAC) em seu portal na internet para matérias ou artigos que fazem referências à companheirada do PT.

Após rápida consulta ao conteúdo dos últimos três meses à seção "UFAC na imprensa", foi verificada a presença de diversas reportagens e texto opinativos com conteúdo positivo ao Partido dos Trabalhadores e 'clipados' pela assessoria de comunicação da Universidade.

Entre aqui e confira

Fraternité

Está aberta a temporada 2009 do projeto "Papai Noel dos Correios". O grande lance é procurar uma das unidades da empresa para adotar uma ou várias cartas enviadas, geralmente, por uma criança carente. São pedidos variados e muitos deles simples para quem deseja ajudar.

Recordo-me de uma das viagens que fiz ao Recife, onde conheci a história de um garoto que pediu ao Papai Noel uma peça de queijo-do-reino porque havia comido um pedaço desta iguaria na casa de um coleguinha. Só que a mãe do garoto mais humilde alegou não ter dinheiro. Então, o guri resolver recorrer à cartinha. Deu resultado.

Bem, a idea aqui é dar continuidade a estas e outras histórias, cujo final feliz pode custar pouco para alguns.

Veja aqui mais notícias sobre o projeto.

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Seis por meia dúzia

Sai Expedito Júnior, cassado por compra de votos e abuso de poder econômico e entra no Clube dos 81, ou melhor, no Senado Federal Acir Gurgacz. O novato, naquela Casa, responde a centenas de processos na Justiça comum e Eleitoral. Alguma diferença entre um e outro?

terça-feira, 3 de novembro de 2009

Tem Kebab nos cardápios do DF


Os Kebabs, também conhecidos como churrasco grego, estão fazendo sucesso pelo país. E o mais insteressante é que no DF há algumas casas que oferecem o petisco que na Europa já virou almoço ou jantar de muita gente, principalmente, naqueles dias em que não se quer perder um só minuto durante o tour.

Caso queira mais detalhes é só acessar um blog bem bacana sobre gastronomia. http://pitacodechef.blogspot.com