sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Extra! Extra! Heródoto troca a CBN pela Record

O jornalista Heródoto Barbeiro apresentou nesta sexta (25) seu último programa pela Rádio CBN. Ele deixa a ancoragem e a chefia da redação de São Paulo para ir para a Record News.

São os pastores avançando no terreno do mercado da comunicação!

Não se sabe ainda se Heródoto terá um programa nos moldes do da CBN na Rádio Record News ou se vai para a TV. Barbeiro terá a companhia de Ricardo Kotscho, outro veterano da comunicação que já passou pela assessoria de imprensa do então presidente Lula.

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Pacotão faz grito de Carnaval no Guará neste fim-de-semana

Neste fim-de-semana a banda do Pacotão se apresenta no Guará. A irreverência de um dos blocos mais tradicionais do Distrito Federal marca presença, no sábado (26) no Primeiro Grito de Carnaval do Zé Pereira. Velhas e novas marchinhas misturadas a um bom frevo compõem o repertório do encontro.

A apresentação será realizada na Quitanda da 36, que fica em frente ao Quarto Batalhão de Polícia Militar do Guará Dois. E o detalhe mais importante: a festa é democrática, ou seja, de graça e para todas as idades. A concentração está marcada para às três da tarde.

Os organizadores informam que o Primeiro Grito de Carnaval do Zé Pereira contará com toda a estrutura necessária aos foliões, desde banheiros químicos ao auxílio dos órgãos de segurança pública.

Endereço: QE 36, Bloco A, Comércio Local, Guará II, Brasília/DF (Frente ao 4º Batalhão da PM)

Data e hora: 15h do dia 26/02/2011 (sábado)

Contatos: 3568-2181 ou Piauí 9205-2197.

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Ministério Público pede ação de improbidade contra Lula e ex-ministro

O Ministério Público Federal no DF (MPF/DF) entrou hoje (22) na Justiça contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ex-ministro da Previdência Social Amir Francisco Lando por improbidade administrativa. Eles são acusados de utilizar a máquina pública para realizar promoção pessoal e favorecer o Banco BMG, envolvido no esquema do mensalão. As irregularidades aconteceram entre outubro e dezembro de 2004.

Segundo apurações do MPF/DF e do Tribunal de Contas da União, mais de 10,6 milhões de cartas de conteúdo propagandístico foram enviadas aos segurados do INSS com dinheiro público. As cartas informavam sobre a possibilidade de obtenção de empréstimos consignados com taxas de juros reduzidas. A manobra custou aos cofres públicos cerca de R$ 9,5 milhões, gastos com a impressão e a postagem das cartas.

Veja a íntegra da ação

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

BC veda exclusividade no crédito consignado

A Diretoria do Banco Central decidiu vedar às instituições financeiras a celebração de convênios, contratos ou acordos que impeçam ou restrinjam o acesso de clientes a operações de crédito ofertadas por outras instituições, inclusive aquelas com consignação em folha de pagamento.

A medida está inserida no âmbito dos estudos permanentemente desenvolvidos pelo Banco Central para aprimorar os mecanismos para facilitar o acesso ao crédito e, conseqüentemente, promover a eficiência do Sistema Financeiro Nacional.

Veja aqui íntegra da decisão

Dessa forma, a decisão contribui para estimular a eficiência na intermediação financeira, fator fundamental para a disseminação do crédito, criando condições adequadas para a redução dos spreads bancários e promovendo a inclusão financeira.

Resistência - Apesar da medida do BC, diversos órgãos públicos se recusam a viabilizar o processo para obtenção do crédito com outras instituições financeiras que não aquelas com as quais estas repartições mantém contratos, a partir da "venda" de folha de pagamento de servidores.

Ou seja, além de terem seus vencimentos depositados num banco imposto pelo órgão público onde trabalha o funcionário público é obrigado, quando quer um empréstimo, a contratar somente com esta instituição financeira. O Banco Central tenta dar fim a este absurdo, mas diversas repartições ainda resistem.

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Preocupa a incidência dos casos de câncer em Paracatu

Reproduzo aqui artigo escrito pelo médico Sergio Ulhoa Dani, profissional paracatuense, que está em missão na Alemanha, e que detalha os reflexos negativos da mineração sobre seu município, que fica a menos de 200Km da Capital Federal.

Fonte: Blog Alerta Paracatu

Cresce o número de casos de câncer em Paracatu

Multinacional exploradora de ouro é apontada como responsável por problemas de saúde

Mineradora genocida recorre a falácias para ocultar o aumento de câncer relacionado à extração de ouro em Paracatu. Mas a ciência e o povo revelam a verdade.


O número de casos de câncer aumentou significativamente em Paracatu nos últimos anos, informa um relatório de consultoria contratado pela Kinross, mineradora de ouro transnacional canadense.

Leia aqui íntegra do documento

A informação foi prestada numa Ação Civil Pública movida pela Fundação Acangaú contra a mineradora. A Fundação acusa a mineradora de genocídio pela liberação de arsênio em Paracatu, município de 100 mil habitantes do noroeste de Minas Gerais.

Rolou apagão na imprensa nacional

Chama a atenção dos mais atentos o fato de a imprensa nacional já ter "esquecido" o apagão que deixou o Nordeste sem energia eléterica na madrugada da última sexta-feira.

Como são perecíveis os assuntos quando a região envolvida é a Nordeste.

Alguém tem dúvida: se o problema tivesse ocorrido no eixo Sudeste-Sul, não estariam sendo feitas suítes* do blecaute até hoje?

*(jargão jornalístico que signficar estender o assunto por meio de reportagens relacionadas ao tema principal)

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Crise no Egito: Corban Costa disse que teve medo de morrer

Jornalista brasileiro com quem tive a satisfação de trabalhar na antiga Radiobrás, Corban Costa foi detido pela polícia egípcia e teve o passaporte apreendido. Em entrevista, Corban disse que conseguiu sair do Egito e chegar a Paris. Corban disse que ele e Gilvan Rocha (cinegrafista) só conseguiram dormir durante o voo para Paris, pois enquanto estavam no aeroporto egípcio temiam pela própria segurança, cercados por policiais e militares armados. Eles embarcam ainda nesta sexta para o Brasil.

Ele foi ao Egito, pela EBC, fazer a cobertura da crise política no país. O repórter Corban e Gilvan foram detidos por policiais no Egito. Eles viajaram ao Cairo a fim de fazer a cobertura dos protestos contra o presidente Hosni Mubarak, mas no trajeto entre o aeroporto e o hotel, o táxi com os dois foi parado em uma barreira policial. Eles foram foram levados à delegacia e tiveram os passaportes e os equipamentos apreendidos.

Corban relatou que foi preso junto com uma equipe de televisão francesa. Segundo ele, essa equipe foi presa e apanhou duas vezes. "Conosco isso não aconteceu. Não houve agressões verbais ou físicas na prisão nem fora dela, exceto um policial que nos colocou em uma van de uma maneira um pouco mais incisiva". Para ser liberado, Corban teve que assinar um documento em árabe, no qual, de acordo com a tradução do policial, concordava em deixar o Egito imediatamente.

O jornalista admite que teve medo de morrer. "Isso passa, sim, pela cabeça porque colocam venda nos olhos, levam a gente para um lugar desconhecido, depois tiram as vendas e nos deixam a mercê da própria sorte. Ninguém fala nada a não ser um interrogatório. Passei 18 horas em uma sala mínima que não havia água nem banheiro, só duas cadeiras e uma mesa. Nessa mesma sala estavam o Gilvan e um estudante alemão, que foi preso porque fotografou a manifestação com uma máquina amadora".

O repóter garante que recebeu auxílio da embaixada brasileira. "O tempo todo o embaixador do Brasil no Egito, Cesario Melantonio Neto, esteve em contato conosco e nos ajudou. Ele nos orientou sobre como deixar o país, também prometeu providenciar o envio do equipamento que foi apreendido pelos policiais egípcios. Mas ele próprio reconheceu que estava com dificuldades, pois o governo Mubarak está todo desmantelado, há um caos administrativo no Egito".