terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

BC veda exclusividade no crédito consignado

A Diretoria do Banco Central decidiu vedar às instituições financeiras a celebração de convênios, contratos ou acordos que impeçam ou restrinjam o acesso de clientes a operações de crédito ofertadas por outras instituições, inclusive aquelas com consignação em folha de pagamento.

A medida está inserida no âmbito dos estudos permanentemente desenvolvidos pelo Banco Central para aprimorar os mecanismos para facilitar o acesso ao crédito e, conseqüentemente, promover a eficiência do Sistema Financeiro Nacional.

Veja aqui íntegra da decisão

Dessa forma, a decisão contribui para estimular a eficiência na intermediação financeira, fator fundamental para a disseminação do crédito, criando condições adequadas para a redução dos spreads bancários e promovendo a inclusão financeira.

Resistência - Apesar da medida do BC, diversos órgãos públicos se recusam a viabilizar o processo para obtenção do crédito com outras instituições financeiras que não aquelas com as quais estas repartições mantém contratos, a partir da "venda" de folha de pagamento de servidores.

Ou seja, além de terem seus vencimentos depositados num banco imposto pelo órgão público onde trabalha o funcionário público é obrigado, quando quer um empréstimo, a contratar somente com esta instituição financeira. O Banco Central tenta dar fim a este absurdo, mas diversas repartições ainda resistem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário