segunda-feira, 4 de julho de 2011

Mostra gratuita de cinema árabe no CCBB

A Mostra de Cinema Árabe reúne filmes de dez países: Argélia, Egito, Emirados Árabes, Iraque, Jordânia, Líbano, Marrocos, Palestina, Síria e Tunísia e busca “abrir uma janela para que outras culturas possam ser vistas com olhar mais reflexivo, tornar o diferente mais conhecido”, afirma Nágila Guimarães curadora da mostra junto a Lina Menzli.

Foram selecionados 17 filmes, a maior parte obra da nova geração de cineastas. Cada país de origem tem suas particularidades reveladas, sendo o cinema o instrumento de mediação dessa diversidade cultural. São obras aclamadas pela crítica internacional e que fizeram parte dos principais festivais mundiais – Cannes, Sundance, Toranto, Veneza e Berlim.

O segundo longa-metragem da diretora Raja Amari, Segredos Enterrados (Buried Secrets, 2009), foi escolhido para a abertura da mostra. O filme participou das competições dos festivais de Veneza e Abu Dhabi. Raja e Lina Chaabane Menzli, produtora, ambas tunisianas, estarão presentes ao evento e participarão de debate com o público.

"No âmbito da exposição Islã - Arte e Civilização, o CCBB traz mais uma faceta da arte dos países árabes ao público brasiliense," ressalta Luiz César, Gerente de Programação da instituição. A iniciativa conta com apoio de diversas instituições como o Instituto da Cultura Árabe, Embaixadas da França, Egito, Marrocos, Síria e Argélia no Brasil e Cinemateca da França no Brasil.

Entre as produções premiadas: Caindo por Terra (2008), de Chadi Zenedine; Filho da Babilônia (2009), de Mohamad Al Daradji, nomeado em 2010 pela Revista Variety como o Cineasta do Ano do Oriente Médio ; Cidade da Vida (2009), de Ali Mostafa, primeiro filme dos Emirados Árabes a ser distribuído nacional e internacionalmente; Outra Vez (2009), de Joud Said, o mais jovem diretor sírio a concluir um longa-metragem; Microfone (2010), de Ahmad Abdallah, primeiro filme egípcio a receber o prestigioso prêmio The Golden Tanit do festival de Cartago 2010; e Fora da Lei (2010), de Rachid Bouchared, filme indicado ao Oscar 2011 de melhor filme estrangeiro.

A Mostra de Cinema Árabe de Brasília exibirá também três documentários: VHS Khaloucha (2006), de Néjib Belkadhi, a história hilária de um cineasta amador que produz longa-metragens em VHS ; Port of Memory (2009) filme palestino e Reciclar (2007), do diretor Mahmoud Al Massad, que revela o ambiente social gerador de terroristas e imigrantes.

No dia 6 de julho, às 19h30, haverá outro debate, conduzido por Tania Montoro, PHD em Comunicação Audiovisual e Publicidade pela Universidad Autônoma de Barcelona (2001) com pós-doutoramento em cinema pela Universidade Federal do Rio de Janeiro(2009), e Guaracy Araújo, mestre em Filosofia (UFMG) e professor de Ética e Filosofia Geral na PUC-MG e na Fundação Dom Cabral (Belo Horizonte - MG).

Serviço

Onde:
CCBB Brasília

Endereço: SCES Trecho 2, conjunto 22 – Brasília

Quando: De 28/06/2011 a 10/07/2011

A que horas: Terça a Domingo, Das 9h às 21h, consultar horário das sessões na programação.

Quanto: Entrada franca

Informações: (61) 3310-7087

Nenhum comentário:

Postar um comentário